Seguro de automóveis: o que você precisa saber antes de comprar

  • 0
contrate-seguro-carro

Seguro de automóveis: o que você precisa saber antes de comprar

Category : notícias

Vai contratar um seguro de automóveis? Pare tudo e leia esse texto antes! Comprar um seguro não é como comprar uma roupa porque o serviço costuma ser contratado por um ano e nesse período ele não pode ser trocado. Por isso antes de sair contratando o serviço, deve-se escolher com cuidado.

Ao comprar um seguro para seu veículo você precisará informar a uma seguradora tudo que ela precisa saber para oferecer a segurança que você espera, em caso de acidente ou roubo do veículo.

Assim como o segurado precisa de todas as informações sobre a idoneidade da seguradora, a seguradora também precisa saber tudo que puder sobre o segurado, para avaliar o risco que corre de ter que indenizar o veículo. É verdade, essa é uma troca, em que ambos querem estar certos de que não terão prejuízo! A seguradora vai preferir que o segurado ofereça o menor risco possível, e quanto maior o risco, maior será o preço do seguro do carro. É assim que funciona o seguro de automóveis!

COMO É CALCULADO O VALOR DO SEGURO DE AUTOMÓVEIS

A sua idade, sexo e estado civil são principais pontos avaliados pelas seguradoras para calcular o custo de seu seguro. Mas a avaliação não para por aí. Esses dados vão ser analisados em conjunto com outras informações, como região de residência, tempo de carteira de motorista e idade dos filhos que moram com você.

Idade – Se sua idade estiver entre 26 e 60 anos, você terá direito a um seguro de automóveis de custo menor do que quem tem menos de 26 anos. Isto porque as estatísticas mostram que os jovens são afoitos ao dirigir e são os que mais se envolvem em acidentes de trânsito provocados por desobediência aos sinais de trânsito, dirigirem alcoolizados e em alta velocidade. Depois dos 26 anos e principalmente com mais de 30 anos, os estudos mostram que os motoristas passam a ser mais cuidadosos, em decorrência da própria maturidade.

Sexo – Baseadas nos estudos realizados, as seguradoras oferecem custos menores para as mulheres, que demonstraram ser motoristas mais cuidadosas, com uma estatística menor de acidentes.

Estado civil – Os casados, sejam homens ou mulheres, tem vantagens sobre os solteiros na hora de fazer o seguro de automóveis porque são considerados mais responsáveis, geralmente transportam crianças, o que é um dos fatores que teoricamente determina que o motorista dirija com cuidado e provoque menos acidentes.

Filhos com menos de 26 anos – Se você vai fazer um seguro e tem filhos menores de 26 anos que moram com você, vai ter que declarar e posteriormente provar que quem dirige pelo menos 85% do tempo é você. Não é aconselhável que oculte a verdade, porque no caso de precisar de indenização em eventual acidente ou roubo, a seguradora vai investigar e saberá que não era o segurado que estava dirigindo o veículo. Isso poderá acarretar a suspensão do pagamento da indenização do seguro, ou, no melhor dos casos, você terá que pagar a diferença para poder recebê-la.

Cidade e região em que reside – Devido ao alto índice de roubo de veículos que as grandes cidades apresentam, os seguros são calculados com valor mais alto, pois o risco da seguradora aumenta. Principalmente no Rio de Janeiro e São Paulo, os preços são maiores. Não são apenas nas capitais onde os seguros são mais caros, mas também no interior, em cidades médias e pequenas, ocorrem muitos roubos de carros. É o caso de cidades do interior de São Paulo, como Campinas e cidades menores, como Hortolândia, Rio Claro e região vizinha. Em municípios próximos, como São Carlos, com índice menor de roubo de veículos, o seguro passa a ser mais em conta, com preços menores.

Portanto, a análise de vários desses fatores é que vai levar ao preço que você pagará pelo seu seguro de automóveis.

Além disso é preciso conhecer quais serão as suas coberturas e essas devem ser escolhidas de acordo com as suas necessidades, pois de nada adiante ter um serviço se você não tem a intenção de usar quando precisar. É possível escolher por coberturas mais básicas como apenas roubo e furto como também as mais completas que incluem colisões e danos a terceiros. Fora essas ainda podem ser oferecidas coberturas adicionais que poderão ser contratadas a parte.

Seguro de automóveis | o que você precisa saber antes de comprarO segurado também deve saber quais são os seus direitos e esses passam a valer após a aprovação da apólice que pode ocorrer em até 15 dias. Nela deve estar discriminada toda a cobertura e serviços que o segurado tem direito e caso ele tenha que pagar alguma franquia qual é ela.

É preciso também que as obrigações sejam cumpridas, para isso deve-se informar a seguradora sempre que houver alguma alteração no veículo, não passar informações falsas e manter o pagamento em dia.

Em caso de sinistro é preciso saber como proceder e essa informação deve ser obtida antes que alguma coisa acontece e nesse quesito o corretor pode ajudar. Depois de conseguir as informações para aderir ao seguro é preciso ler a apólice com atenção e caso haja alguma dúvida ela deve ser questionada. Depois é só contratar o seguro e poder usufruir de todos os benefícios.

Pense bem, o seguro de automóveis vale a pena! Sem seguro você vai viver estressado com as ameaças que se corre no trânsito das cidades e na estrada, além do risco do seu carro ser roubado. O gasto com seguro sempre compensa, se ele nunca for acionado a vantagem não é somente da seguradora, mas é principalmente sua.


Leave a Reply

Faça uma Cotação

Entre em contato agora e solicite a cotação de seguro para seu carro